Buscar
  • César Lira

Teaching Young Learners Online. (Receptive Skills)

Atualizado: Jun 29

Ensinar online tem sido um desafio para muitos professores no Brasil desde o isolamento social em decorrência da pandemia pela COVID - 19 em março de 2020, especialmente para aqueles que ensinam crianças.

Lembro-me com exatidão minhas palavras naquela manhã de quarta feira, 17 de março e agora mais de 100 dias se passaram e ainda estamos aprendendo como levar educação de qualidade aos nossos alunos.

Ensinar crianças pode ser bastante desafiador, mas felizmente temos muitos aplicativos para promover a aprendizagem e gamificar nossas aulas.

Lembro que nosso objetivo aqui, não é prover uma orientação metodológica de como ensinar online, mas sim de prover alguns aplicativos que irão ajudar nesse processo e destacar algumas abordagens que se assemelham e diferem do ensino presencial.

Hoje focaremos nas habilidades receptivas do ensino da língua inglesa. (Entendemos por habilidades receptivas o listening e reading)

O processo de ensinar as habilidades auditivas e de leitura podem parecer, a princípio, um pouco complicadas, já que estamos distantes e avaliar seria difícil e para alguns até inviável.

LISTENING SKILL.


É importante lembrar, antes de mais nada, que, ao realizar uma atividade de listening na aula online, a estrutura da lição dever ser a mesma da aula presencial, isto é, o professor deve estabelecer o context (set context), engajar os estudantes, propor as atividades que eles farão enquanto escutam e propor uma atividade seginte (follow up activity) com alguma atividade oral (speaking) ou de análise da língua (language). No entanto é preciso ficar atento que, apesar da estrutura da liçao ser a mesma , (set context – engage students – set the task– follow up acitivity) a abordagem é e deve ser diferente.

Alguns aplicativos/sites que podem ajudar o professor a preparar suas aulas

ONE STOP ENGLISH by Macmillan – Aqui voce pode encontrar atividades para crianças dividida por níveis do CEFR e para os Exames de Cambridge (flyers and movers). Lembramos que esta página é paga mas que está temporariamente gratuita para professores.

CBEEBIES – Com este aplicativo os alunos da educaçao infantile podem aprender enquanto se divertem com jogos, video clips e músicas criam histórias com o personagem CBEEIES favorito deles.

YouTube – Claro que todos conhecem o YouTube e sua infinita videoteca, mas que tal dar um upgrade neste recurso usando o EDUCAPLAY? Você só precisa copier a URL do YouTube e criar questões que os alunos têm que responder enquanto assistem ao vídeo.



#teachingonline #teachingyounglearners #appforteaching #cesarlira

9 visualizações